sábado, 23 de agosto de 2014

Jack Kirby desenha o Thor (pela DC!)



Qual seria o segredo daquele martelo encontrado no deserto? Aquele martelo abalaria os céus com trovões, raios e repentinas chuvas torrenciais. O inescrupuloso Gerald Bard não se importava, desde que o martelo fizesse dele um homem rico. E só então, tarde demais, dele descobriria O Segredo do Martelo.

Esta pequena história (apenas 6 páginas) foi escrita e desenhada pelo genial artista Jack Kirby. E ela foi lançada em 1956, ou seja, 6 anos antes da inauguração do que hoje chamamos de "Universo Marvel". Aqui, Jack Kirby cria uma história em que já aparecem muitos dos conceitos que depois seriam aproveitados nas histórias do Poderoso Thor, pela Marvel. Inclusive o martelo Mjolnir, já é desenhado idêntico ao que seria utilizado alguns anos depois. Agora, vejam só, ironia das ironias, a história foi lançada na revista "Tales of the Unexpected número 16", justamente pela DC, a principal concorrente da Marvel, nos dias atuais.

Estamos entrando na grande polêmica que existe em torno da CRIAÇÃO do Universo Marvel, na qual Stan Lee reinvindica grande participação. Muitos acreditam que na verdade foi Jack Kirby a principal mente por trás dos conceitos criativos, e que Stan na verdade, contribuiu em muito, mas apenas na parte de marketing e divulgação. Stan escrevia os diálogos, e nos créditos ele colocava uma infinidade de adjetivos para ele mesmo, e para Kirby também. Fora o fato de que Stan teve a genial ideia de interligar as histórias em um "universo" coeso, o que se mostrou ser uma grande jogada, que veio a reforçar o belo trabalho criativo de Kirby. Enfim, essa é a minha opinião pessoal, e muitos poderão discordar. Esse tema é cenário para discussões intermináveis pelos fóruns da internet.

Mas o que importa aqui, é que você leitor, poderá curtir essa bela aventura. A tradução e diagramação foram feitos por Kall. Basta baixar e ler em seu computador. O link está logo abaixo.


Capa da revista na Tales of the Unexpected número 16, na qual essa história foi publicada

Link alternativo pelo Dropbox



Bônus: conheça também a novíssima história do Fantasma: "Pedras de Sangue"

2 comentários:

  1. bom, Thor já era um personagem bastante utilizado desde os anos 40, muitos comparam o Thor da Marvel ao da Ajax-Farrel:

    http://comicbookcollectorsclub.com/thor-the-oldest-avenger/

    http://hqquadrinhos.blogspot.com.br/.../01/thor-em-1940.html

    pdf:https://issuu.com/scanscomics/docs/thor_1940/1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeição, Quiof. Os links que você postou complementam, e muito o assunto. Realmente, aquele Thor (Farrel) tem muitos pontos parecidos com o Thor da Marvel:
      - um deus que passa seus poderes para um humano comum;
      - o arremesso do martelo
      Muito interessante. Obrigado pelo comentário.

      Excluir